A criação apresenta-se exuberante e linda, com detalhes que demonstram os atributos de perfeição e sabedoria do Criador. Temos como exemplos: o falcão-peregrino, animal mais rápido da Terra, que pode alcançar até 380 quilômetros por hora em voo rasante. Os seres humanos nascem com aproximadamente 300 ossos separados em seu corpo, à medida que cresce os ossos se fundem e reduzem a quantidade para 206. Alguns insetos são capazes de sentir o gosto, o tato e o calor com suas antenas. Os micróbios são pequenininhos e a maioria, como as bactérias, tem apenas uma célula. Algumas plantas se alimentam de insetos. Plantas são essenciais para a vida, elas servem de abrigo e comida para os seres humanos e animais. Existem cerca de 400 mil espécies diferentes de planta na Terra. Para se manter vivo o camaleão muda a cor da pele para se misturar com o ambiente.
Essa temática tão rica e atraente fez parte dos estudos e pesquisas dos alunos do 2º ano, que aprenderam mais um pouco das maravilhas do mundo que os cercam. Eles tiveram contato com plantas, bichos, lago e sol; visitaram o Laboratório da Faculdade Estácio de Sá e o Parque Municipal Erivaldo Cerqueira; assistiram vídeos; fizeram pesquisas; construíram maquetes; adquiriram plantas; receberam a visita do Biólogo e Doutor em Microbiologia Misael Silva Ferreira Costa para coleta de micróbios e realizaram experiências.
Contemplando uma aprendizagem significativa, o projeto trouxe os benefícios de amarem e respeitarem a natureza. “A natureza é nosso habitat, nosso mundo, tudo ao nosso redor. A criança que entende isso se encontra melhor em sua própria existência e tem mais estabilidade emocional”, afirma Vania Dohme, mestre em educação e autora do livro “Ensinando a Criança a Amar a Natureza”. (2018)