Dentre os grandes males que afetam a humanidade nos últimos tempos estão as drogas, e essas não se fazem presentes apenas nas ruas e periferias. Já se infiltraram nas escolas, empresas, festas e em todos os locais nos quais encontremos pessoas e oportunidade. Hoje, as drogas são oferecidas a crianças, adolescentes e jovens, estão presentes nas famílias, desestruturando os lares.
Diante dessa realidade, o principal papel da escola é a prevenção primária, ou seja, cabe ao espaço escolar evitar a experimentação inicial através de um trabalho de reflexão e de estímulo ao desenvolvimento do pensamento crítico. Deve-se enfatizar que os estudantes sejam cientes de que são responsáveis por suas ações, que precisam fazer escolhas saudáveis e promoverem saúde em toda a comunidade onde estão inseridos.
Entre outros, esses foram alguns dos motivos que conduziram a escola a promover a palestra Drogas: armadilhas do crime, com o Sr. Laurindo Teixeira Lima Neto, que na oportunidade apresentou aos alunos as mais diversas formas que as drogas podem ser oferecidas, com informações dos mais variados tipos de drogas, bem como as consequências que elas podem ocasionar na vida do usuário, considerando os aspectos familiares, sociais, profissionais e suas consequências na saúde.